Profissionais da saúde são capacitados para combater a Sífilis

sifilis 2

A FUMSSAR em conjunto com a 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, através do Comitê de Transmissão Vertical da região de abrangência da 14ªCRS ,realizam capacitações aos profissionais de saúde no combate a Sífilis que acontecem em dois momentos; no dia 12 de abril, para Santa Rosa e região,  e nos dias 8 e 9 de maio será  para os profissionais da atenção básica da FUMSSAR. O evento ocorre no  Núcleo de Ensino e Pesquisa- NEP para médicos e enfermeiros que atuam na atenção básica dos municípios. Segundo a Diretora Alice Hofferber há necessidade  de aprimorar os conhecimentos dos profissionais de saúde, diante da crescente demanda de pessoas com sífilis em todo território brasileiro. Embora a transmissão vertical de sífilis seja 100% previnivel, este problema continua sendo um grande desafio na saúde pública, com graves consequências, como óbito infantil, aborto e natimortalidade ou sequelas à criança, como deficiência visual, auditiva, física e mental, precisando ser enfrentado de forma austera. Durante a capacitação foi discutido Diagnostico, notificação, e tratamento de sífilis congênita, sífilis em gestantes e parceiros. Em Santa Rosa vem sendo desenvolvidas ações de prevenção nas unidades de saúde, SAE, CEREST com testes rápidos palestras e demais trabalhos educativos.

Anderson Mantei destaca que é essencial que os profissionais de saúde recebam conhecimento e incentivo para um diagnóstico precoce, com  tratamento adequado e oportuno dos casos diagnosticados, reafirma a importância da prevenção e de constantes qualificações em busca de estratégias para melhoria dos indicadores de saúde do nosso município e região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>