Estiagem favoreceu para reduzir o índice de infestação do Aedes Aegypti

Depois de vivenciar um surto de Dengue nos meses de abril, maio e junho deste ano, a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa conseguiu reduzir seu índice de Infestação do mosquito Aedes Aegypti para 1.1, resultado este verificado pelo LIRA, que foi realizado no início de dezembro. O ideal preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1 ponto.
O levantamento foi feito em 1335 imóveis, em diversos bairros da cidade durante um período de 6 dias pelos Agentes de Combate à Endemias. Alice Klein, Diretora de Gestão Primária em Saúde, salienta que o resultado do LIRA é positivo, no entanto, é preciso considerar que vivenciou-se um período de estiagem, uma força externa da natureza que favoreceu em muito para este número. “Tivemos uma seca bastante grande, que não deixou acumular água em nenhum local. Mas isso não significa que não tenhamos mosquitos e que estamos livres da doença, muito menos dos cuidados”, pondera.
Comparando com os 3 últimos anos, o LIRA de Santa Rosa Manteve-se estável. Apenas em 2017, quando foram registrados vários casos também, a média ficou em 3,5; em 2018 foi 1,1; em 2019 foi 1.6 e agora 2020, com 1,1 (quando e janeiro estava em 2.2). O LIRA também mostra que da parte da cidade que compreende da Balneária até Cruzeiro, o índice foi de 0,9; no centro, de 1,1 e na Auxiliadora e proximidades, foi de 1,4, que foi exatamente onde teve-se o maior número de casos de dengue registrados. A média geral, ficou então em 1,1.
O trabalho de vistoria realizado pelos Agentes de Endemias e Agentes de Saúde, seguirá intenso nas residências, uma vez que o calor e a vinda de chuva, são combustíveis perfeitos para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O Presidente da FUMSSAR, Delcio Stefan, frisou que as pessoas devem seguir fazendo sua parte com relação aos cuidados em suas residências, para que não se repita novamente o mesmo cenário, de um surto de dengue na cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *