Dia D Azul é promovido nas escolas da Rede Municipal de Ensino

O Centro Macrorregional de Referência em Autismo – CMR TEAcolhe Santa Rosa, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura promoveu o Dia D Azul. Todas as escolas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino (20 EMEIs + 14 EMEFs), participaram da ação, com atividades sobre o autismo. O objetivo foi conscientizar os estudantes e promover inclusão entre a comunidade escolar.

Durante o Dia D, foram realizadas caminhadas dos alunos e professores, teatros, contações de histórias, pinturas, entre outras ações. A Secretária de Educação, Josyane Cristina Heck, destacou a importância de conscientizar sobre o tema, “Esta é uma campanha que deve ser lembrada todos os meses, não só em abril. Nosso objetivo é difundir informações para toda a comunidade escolar sobre a importância da inclusão e do acolhimento. Tivemos um dia muito especial, com lindas demonstrações de respeito e empatia entre as crianças e adolescentes da nossa cidade”.

O Governo Municipal através da Secretaria de Educação, da FUMSSAR e do CMR TEAcolhe, tem realizado diversas capacitações, fóruns e seminários sobre o autismo, além de investir na qualificação constante dos profissionais que atuam na área do ensino. A Psicóloga e Coordenadora do CMR TEAcolhe Santa Rosa, Flávia Albuquerque, ressalta que durante todo o mês, serão realizadas atividades do Abril Azul, “Abril é o mês da conscientização sobre o transtorno do espectro autista e estamos desde o dia primeiro, promovendo diversas ações para informar a sociedade sobre o tema, a fim de quebrar tabus e eliminar preconceitos”.

A Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa, possui matriculados, 91 alunos autistas. Todas as escolas da rede possuem acompanhamento de Professores de Educação Especial, que além de avaliar a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno com transtorno do espectro autista, são grandes incentivadores da inclusão na escola.