Centros de Atenção Psicossocial de Santa Rosa ofertam ações de autocuidado aos pacientes

A demanda pelos serviços de saúde tem aumentado nos últimos anos. Cada vez mais, pessoas têm sido diagnosticadas com estresse, ansiedade e depressão. Desta forma, a FUMSSAR, através dos serviços especializados em saúde mental, CAPS Novo Rumo e CAPS AD Movimento, tem realizado diversas atividades para a promoção de autocuidado aos pacientes. As ações incluem atendimentos individuais com as equipes multiprofissionais, grupos de ginástica, grupos terapêuticos, oficinas de artesanato, auriculoterapia, entre outros.  

Os determinantes da saúde mental e transtornos mentais incluem não apenas atributos individuais, como a capacidade de administrar os pensamentos, as emoções, os comportamentos e interações com os outros. Além disso, fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais também afetam a saúde dos pacientes. Para oferecer um cuidado integral aos usuários atendidos em Santa Rosa, neste mês de abril, os CAPS também contaram com a presença de alunos do curso de graduação de enfermagem, que auxiliaram no desenvolvimento de atividades alusivas à saúde mental. A Gerente da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, Flávia Albuquerque, destaca que as ações têm o objetivo de ampliar o cuidado e melhorar a qualidade de vida das pessoas, “Este é um trabalho muito importante e que preconiza o cuidado no território, em comunidade e junto às famílias”.

Estresse, genética, nutrição, infecções perinatais e exposição a perigos ambientais também são fatores que contribuem para os transtornos mentais. No último trimestre de 2023, o CAPS Novo Rumo realizou cerca de 1.200 procedimentos por mês, enquanto que no ano de 2024, mais de 900 procedimentos/mês foram realizados para adultos e cerca de 250 para crianças e adolescentes. Já o CAPS AD Movimento, realizou no mesmo período, cerca de 600 procedimentos/mês.

Além dos CAPS, a Rede de Atenção Psicossocial em Santa Rosa conta com outros pontos de cuidado em saúde mental, como na Atenção Primária à Saúde, leitos de saúde mental no hospital, residencial terapêutico e comunidades terapêuticas.