Aumenta número de casos de dengue


Nos últimos dias, o número de casos de dengue em Santa Rosa tem aumentado significativamente. Segundo a Fundação Municipal da Saúde, o município tem hoje 140 casos confirmados e 236 notificados. 

O aumento dos casos de dengue preocupa, mas outra situação que chama atenção é o período em que isso vem ocorrendo, “Temos sempre casos de dengue em março e em abril, nunca em janeiro. Então, temos que estar ainda mais alertas, pois a tendência é que esses números só aumentem”, destaca a Diretora de Atenção Básica Dra. Fabiana Breitenbach.

Para diminuir os casos da doença, algumas medidas são essenciais, como: eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, ou seja, não deixar água parada, cobrir as caixas d’água, manter o lixo fechado, cuidar de piscinas e ralos dentro de casa, limpar as calhas e telhados, utilizar areia nos vasos de plantas e sempre deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo.

O Gerente da Vigilância Sanitária, Jairo Beal destaca que o trabalho de prevenção e fiscalização vem avançando, mas que a ajuda da população é fundamental, “É um momento de alerta para todos nós, pois tivemos um significativo aumento dos casos de Dengue neste início de ano. Precisamos da ajuda da população, para que adotem as medidas de prevenção e façam a sua parte”. 

A Fundação de Saúde orienta a população para que faça uso do repelente e reforça, que caso sejam observados sintomas da doença, o cidadão deve manter a hidratação e procurar a Unidade Básica de Saúde de referência para realizar o teste rápido. Se houver algum sintoma grave, o mesmo deve dirigir-se à Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *