FUMSSAR realiza campanha de Multivacinação

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa realizou neste sábado (16), o “Dia D” da campanha nacional de multivacinação. A vacinação aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 08:00 às 17:00 horas. As doses foram aplicadas em crianças e adolescentes menores de 15 anos. A campanha tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação, proteger a população e ampliar a cobertura vacinal.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), oferece 18 vacinas para crianças e adolescentes com esquemas diferenciados. Neste sábado, 769 crianças e adolescentes até 15 anos, compareceram nas 18 UBS’s do município para a verificação da carteira de vacinação e 314 foram vacinadas. As imunizações feitas, foram de doses que estavam em atraso. As unidades revisaram as cadernetas de vacinação e deram orientações aos pais e/ou responsáveis a respeito da importância de manter as vacinas em dia conforme o calendário nacional de vacinação. O presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca a importância de ter a caderneta de vacinação em dia, “Vacinar é a maneira mais eficaz que temos de proteger nossos filhos e prevenir doenças. Esta campanha serve para estarmos atentos e se necessário, colocar em dia as vacinas das nossas crianças e adolescentes”.

A vacinação em dia protege as crianças e adolescentes contra doenças, evitando surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. Para a Diretora da Gestão da Atenção Primária em Saúde, Fabiana Breitenbach, os pais/responsáveis de crianças e adolescentes devem observar para a caderneta de vacinação estar sempre atualizada, “Com as vacinas em dia, essas crianças e adolescentes vão estar protegidos de uma série de doenças que podem ser facilmente evitadas de uma única vez. A atualização da caderneta de vacinação deve ser feita frequentemente, em especial, nessa época de retorno às aulas presenciais, onde ainda estamos convivendo com a pandemia da COVID-19”. A campanha de multivacinação vai acontecer até o dia 29 de outubro, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Santa Rosa.