Agente Mirim contra a Dengue

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, por meio da Vigilância Ambiental vem desenvolvendo diversas ações de conscientização no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Uma delas é a visita dos agentes de combate às endemias e da mascote do mosquito da dengue nas escolas do município. A visita tem o objetivo de apresentar para os alunos, o projeto: “Combatente Mirim do Aedes Aegypti”. Na oportunidade, os agentes entregam panfletos educativos e conversam sobre a importância das medidas de prevenção.

Na última semana, foi realizada uma visita no Instituto Sinodal da Paz. Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental foram convidados para atuar como Agentes Mirins contra a Dengue. O projeto convida os alunos a realizar nas suas casas e nas casas dos vizinhos, uma vistoria em busca de focos da dengue. Nas vistorias, são verificados itens como, pneus, ralos de cozinha, potes/vasos de flores, caixa de água, piscinas, garrafas e locais que possam ter água parada. A Diretora do Instituto Sinodal da Paz, Leila Rubia Zielke Rebellato, destaca a importância de inserir os pequenos nesta grande tarefa, “Nós acreditamos que conscientizando nossos alunos agora, eles vão levar esse hábito para sua vida adulta e enquanto agentes mirins, vão também levar para os pais ou responsáveis, a importância de cuidar do meio ambiente. Assim teremos qualidade de vida, sem doenças transmitidas pelo mosquito da dengue”.

Depois de realizadas as vistorias pelos combatentes mirins, os agentes de combate às endemias retornam à escola. Nesse reencontro, são recolhidos os relatórios das visitas realizadas por cada estudante. Para o Gerente das Vigilâncias, Jairo Beal, esse é um projeto educativo e de prevenção, que incentiva as crianças desde cedo, a serem responsáveis pelo local onde vivem, “Estamos nos aproximando de uma época do ano onde temos períodos de bastante chuva e sol, situação propícia para uma maior proliferação de focos de dengue. Por isso, a importância de apresentarmos projetos nas escolas, como este do Agente Mirim contra a Dengue, despertando nos jovens, o hábito da prevenção e do combate ao Aedes Aegypti”.

Aluna realizando a vistoria

A Vigilância Ambiental está à disposição para apresentar o projeto do Agente Mirim contra a Dengue nas escolas, municipais, estaduais e privadas de Santa Rosa. As instituições de ensino interessadas, podem entrar em contato com a FUMSSAR, pelo telefone: (55) 3513-5148 e agendar uma visita dos agentes e da mascote para os alunos.