Vigilância em Saúde ressalta importância do bloqueio contra a Dengue

A Vigilância em Saúde está com um trabalho forte neste verão para acabar com a Dengue em Santa Rosa, além dos mutirões realizados pela cidade e as ações de prevenção, também são feitos os bloqueios.

 

Os bloqueios acontecem imediatamente após a Vigilância receber uma notificação de caso suspeito de Dengue. Esta ação consiste na aplicação do inseticida Deltametrina que tem ação instantânea, não residual, objetivando a eliminação de mosquitos adultos. O uso é restrito a locais de domicílio, trabalho e frequentados pelo suspeito.

Como forma complementar para impedir uma epidemia de dengue, essa ação deve ser associada à eliminação de depósitos, com aplicação do larvicida temephós onde não seja possível eliminar de forma mecânica e mutirões de limpeza, que consistem na conscientização da população para a eliminação de objetos onde possam desenvolver-se criadouros.

É importante que as pessoas saibam que o bloqueio só é realizado quando há suspeita de dengue. Por isso quando a Vigilância estiver passando pelas casas em uma ação de rotina, realizando o LI +t (Levantamento de Índices e Tratamento) são ações de prevenção, já quando acontece um bloqueio pode-se dizer que é uma forma de alerta para os moradores daquele local.

Nesta semana a ação de bloqueio contra a Dengue será nos Bairros Sulina, Júlio de Oliveira, Centro e Vila Nova, e mais uma vez a equipe da Vigilância pede a colaboração da comunidade santa-rosense nesta ação. Nestas localidades residem os últimos casos notificados com suspeita de Dengue, sendo três na tarde do dia 03/02 e um na manhã do dia 04/01.

“Tão importante quanto receber o Agente de Endemias é a comunidade aceitar e seguir as orientações por ele passadas. Precisamos que todos estejam vigilantes e fazendo a sua parte. Queremos a população santa-rosense longe da Dengue”, lembra a Gerente da Vigilância em Saúde, Márdiori Wathiier.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *