Melhorias na Infra-estrutura de toda a Rede de Saúde em Santa Rosa

Para melhorar o atendimento a população Santa-rosense a Fundação Municipal de Saúde, fez grandes investimentos em infraestrutura no ano de 2013. Foram concluídas cinco novos Postos de Saúde, o atendimento a população se tornou mais próximo e de melhor qualidade. No total são 17 Postos de Saúde todos com Equipes de Saúde da Família completas, inclusive com médicos contratados em regime de dedicação exclusiva e dois Núcleos de apoio à Saúde da Família que fazem o apoio matricial. Na área de urgência e emergência foi concluída a obra da Unidade de Pronto Atendimento e serão acrescidas duas novas ambulâncias ao SAMU ainda em Dezembro. A UPA estará pronta para o funcionamento em meados de janeiro com a colocação de todos os móveis e equipamentos, faltando apenas a definição do custeio mensal e da forma de gestão “o prazo com o Ministério da Saúde é dezembro de 2014, mas pretendemos iniciar as atividades antes disso” comenta Luís Antônio Benvegnú, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa que já há tempos está em tratativas com a Secretaria Estadual e com o Ministério para o encaminhamento da questão.

Ainda na linha de qualificação da estrutura da rede a FUMSSAR deu início à obra do Centro de Especialidades que abrigará o setor administrativo da Fundação, os atendimentos especializados que atendem em grande parte também a região da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde e a Assistência Farmacêutica. A conclusão da obra está prevista para maio do ano que vem. Também foram obtidos recursos junto ao governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, para a Construção do prédio do CEREST- Centro Regional de Saúde do Trabalhador, e solicitados ao Ministério recursos para a construção de um CAPS II e de um CAPS AD, sendo que estes três últimos serviços já funcionam em prédios adaptados. Recentemente foi tomada a decisão de implantar em Santa Rosa um CER – Centro Especializado em Reabilitação – que deverá receber recursos do Ministério para a obra e para manutenção mensal visando a reabilitação auditiva e intelectual.

Os dois hospitais da cidade também garantiram recursos para melhorias. O ABOSCO está concluindo a UTI que vai atender a toda a região e o Vida e Saúde, além de diversas obras de melhorias projeta uma nova área com mais de 8 mil metros quadrados. “É importante que tenhamos uma boa e bem organizada infra-estrutura, mas o fundamental são as equipes, os profissionais que garantem o atendimento ao usuários do SUS no cotidiano, quer seja na Atenção Primária à Saúde, na rede de Urgências ou na rede Complementar” completa Benvegnú.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *