Unidade de Saúde recebeu o nome de “Vó Isabel”
Maria Isabel Reis do Nascimento “ Vó Isabel”, é o nome oficial da unidade básica de saúde Esperança do bairro São Francisco. A solenidade oficial foi realizada na manhã de quarta-feira,19, nas dependências da unidade momento em que foi descerrada a placa de denominação. A homenagem foi aprovada pela Câmara de Vereadores, através de proposição do vereador Valdemar Fonseca, e sancionada pelo executivo através da lei 5.168 de 2 de dezembro de 2014.
Vó Isabel, nasceu em Cruz Alta em 13 de março de 1889, 18 anos após a abolição da escravatura, no entanto seus pais foram escravos da propriedade do senhor Thomaz, um fazendeiro da região de Cruz Alta. Em 1940 sua família veio morar em Santa Rosa, para trabalharem na implantação da rede ferroviária, estabelecendo-se na rua do Capim, onde hoje está estabelecido o Colégio Dom Bosco, tendo que a família por determinação do poder público da época mudar –se para outro local, mudaram-se então para a Vila Americana, hoje vila Winkelmann iniciando desta forma uma busca por melhoria na qualidade de vida. A Vila na época era habitada por trabalhadores da ferrovia e no local eram confeccionados os dormentes para a linha férrea. A família de Isabel foi se inserindo e ajudando a construir a comunidade onde residiam participando de diversas atividades. A pouca existência no número de parteiras e o conhecimento que Vó Isabel possuía como aparadeira fez com que ela realizasse partos nas mulheres da comunidade. Ela não recebia pelo serviço, mas exigia que as crianças que nascessem por intermédio de suas mãos, fossem batizadas no máximo em dois dias. Também desempenhou a função de cozinheira, participando também como parceira em um estabelecimento comercial, realizando trabalhos de aconselhamento à pessoas, benzeduras massagens e outros. Além de um trabalho em prol da comunidade ela deixou um legado de ensinamentos aos seus descendentes e a todos que conviveram com ela na prática do bem.
Autoridades, lideranças, familiares e amigos participaram do evento que teve momentos de emoção. O Bisneto da homenageada Jorge Luiz Thomas de Oliveira, falou em nome da família agradecendo a homenagem, destacando que é um momento muito comemorado vendo o nome da sempre lembrada Vó sendo destacado em um prédio público. O Vereador Valdemar Fonseca, disse que ao apresentar a matéria na Câmara viu a acolhida unânime dos demais Vereadores fluir de forma natural. O parlamentar ressaltou que foi uma homenagem muito justa há uma pessoa que só fez o bem e deixou um aprendizado de solidariedade e bondade. “ Um exemplo a ser seguido por todos, de bondade e dedicação ao próximo” frisou Fonseca. O presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa – FUMSSAR, Dr. falou em nome do Poder Executivo, lembrando que o passado de uma cidade é cheio de relatos de vida de pessoas que no anonimato realizaram tarefas que ajudam a construir uma comunidade, e que a história da Vó Isabel ficará registrada na mente de muitas pessoas para sempre. Benvegnú destacou a importância do reconhecimento do município deixando um prédio público com o nome de uma pessoa digna e com uma vida repleta de benfeitorias. “ Para nós, e muito gratificante estarmos denominando esta edificação que presta um serviço à nossa comunidade, com um nome de uma pessoa que muito contribuiu com a comunidade” Finalizou o Presidente.