Aumento significativo nos casos de dengue


Um aumento de 554% nos últimos 13 dias. No início de fevereiro, Santa Rosa registrava 35 casos de dengue, hoje já são 208. A Fundação faz o alerta para que a população faça uso do repelente. Com a previsão de chuva para os próximos dias, fica também o alerta para que as pessoas cuidem com a água parada.

Além dos casos confirmados, Santa Rosa tem 332 pessoas com notificação aguardando retorno de exames. No momento, 9 pacientes estão internados no Hospital e um óbito foi registrado no início do mês. A crescente dos casos preocupa os profissionais da saúde da FUMSSAR que alertam para que as pessoas fiquem atentas, “Os principais sintomas são: febre, dor no corpo e nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, náusea, vômito e diarreia. O principal tratamento da dengue é a hidratação, beber muita água e usar o soro de reidratação”, destaca a Dra. Fabiana Breitenbach, Diretora de Atenção Básica da FUMSSAR.

O período de incubação após a picada do mosquito contaminado é de 7 a 10 dias, por isso a importância de a pessoa ficar atenta aos sinais e sintomas. Fabiana ressalta também para redobrar o cuidado com os idosos, pelo alto nível de desidratação, “Todos os postos de saúde têm teste. As equipes das UBSs estão priorizando os atendimentos de dengue. 

A Dra. Adriana Almeida, médica da Fundação destaca quem é considerado do grupo de risco, “Pessoas acima dos 65 anos, com pressão alta, diabetes, problema pulmonar, grávidas e crianças abaixo de 2 anos, precisam reavaliar todos os dias os sintomas no posto”.  Pacientes com sintomas devem procurar a Unidade de Saúde, e em casos mais graves a UPA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *