Retrospectiva Unidades Básicas de Saúde: Timbaúva

Nesta terça-feira (06), encerrando a prestação de contas das Unidades Básicas de Saúde da FUMSSAR, o Governo Municipal apresenta os dados do trabalho realizado na UBS Timbaúva. Inaugurada em agosto de 2011, o serviço faz parte da Rede de Atenção Básica do município. A equipe multiprofissional que atua na Timbaúva, realizou em 2023, mais de 53 mil procedimentos. Durante o ano, diversas atividades foram realizadas, com destaque para os grupos de oficinas terapêuticas, grupo de gestantes, grupo dos chás em parceria com a Emater, ações do Programa Saúde na Escola – PSE e palestras em datas comemorativas.


De janeiro a dezembro foram realizados na unidade, 53.341 procedimentos. Sendo, 5.084 com o profissional médico e os demais atendimentos de enfermagem, com nutricionista, psicóloga, educadora física e fonoaudióloga. Além disso, foram realizadas, mais de 08 mil visitas domiciliares. A Coordenadora da UBS, Mônica Mello de Matos, destacou as ações realizadas no ano que passou, “O ano de 2023 foi um ano com muitos desafios, aprendizados e realizações para mim e toda a equipe. Estar na saúde pública e fazer parte do SUS é sempre muito gratificante, pois temos a oportunidade de conhecer as famílias e oferecer um atendimento de qualidade aos nossos usuários”.


A UBS Timbaúva é responsável por prestar o atendimento de saúde para 4.964 pessoas (2.367 homens e 2.597 mulheres). O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca que a gestão está sempre em busca de melhorias para a saúde pública de Santa Rosa, “Estamos continuamente avaliando os serviços de saúde nas UBSs, pois esta é a porta de entrada do atendimento ao cidadão e a principal condutora dos serviços de prevenção ao usuário do Sistema Único de Saúde”. Além do atendimento no bairro Timbaúva, a unidade possui um Posto Avançando na localidade do Lajeado Manchinha, que abrange outras comunidades do interior: Lajeado Tarumã, Lajeado Ipê, Lajeado Bonito, Lajeado Engenho, Volta Seca e Cerro Grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *