Setembro Amarelo: FUMSSAR amplia debate sobre saúde mental e acesso aos serviços públicos

Uma programação com diversas ações foi preparada para abordar o tema da campanha

Durante o “Setembro Amarelo”, campanha de prevenção ao suicídio e que estimula o debate sobre saúde mental, a Prefeitura de Santa Rosa através da FUMSSAR e da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, vai intensificar as ações desenvolvidas durante todo o ano. A programação divulgada nesta sexta-feira (01), vai contar com bate-papos, palestras, ações nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs e nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS do município, além de atividades específicas para jovens e adolescentes nas escolas.

A campanha deste ano, tem como tema: “Se precisar, peça ajuda!”. A Gerente da RAPS, Flávia Albuquerque, destaca que o objetivo das atividades é promover o diálogo sobre medidas de prevenção em saúde para valorização da vida, “Este é um assunto que deve ser debatido por toda a sociedade. São temas sensíveis, mas que devem ser lembrados não só em setembro, mas todos os dias. Além de melhorias para os serviços de saúde mental do município, essas discussões servem também, para nos preparar para que possamos enxergar que as vezes ao nosso lado, alguém está precisando de ajuda”.

De acordo com dados do último boletim do Ministério da Saúde, a região Sul apresenta as maiores taxas de suicídio entre as regiões brasileiras, principalmente entre jovens de 15 a 19 anos. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca que o trabalho conjunto entre todos os setores da sociedade é essencial para a promoção da saúde mental da população. Ele também reforça que a Rede de Atenção Psicossocial de Santa Rosa foi fortalecida, com melhorias estruturais e ampliação de profissionais, e atua de forma integrada aos serviços de saúde e outras áreas, como esportiva, cultural e assistencial. “O Setembro Amarelo nos convida a reforçar a discussão sobre saúde mental. Durante todo o ano, desenvolvemos ações com foco no bem-estar emocional da população, seja na rede especializada ou nos demais serviços municipais”, afirma.

Confira abaixo a programação completa do Setembro Amarelo: