FUMSSAR realiza o lançamento do projeto: Selo “Saúde na Empresa”

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa realizou na manhã desta sexta-feira (05), o Lançamento do projeto: Selo “Saúde na Empresa”. A ação aconteceu no auditório da FUMSSAR, com a participação de autoridades e representantes da empresa Nelson do Brasil, que aderiu ao projeto piloto. O objetivo é desenvolver ações para a melhoria dos indicadores da saúde dos trabalhadores de Santa Rosa. O trabalho vai ser realizado através de parcerias com empresas dos diversos ramos produtivos, que após o cumprimento de algumas metas, vão receber um Selo Municipal de “Saúde na Empresa”.

A atividade fez parte da programação do aniversário de Santa Rosa. A data de hoje foi escolhida para o lançamento, pois também celebra, o Dia Nacional da Saúde. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destacou o objetivo do projeto, “O Selo foi criado com a intenção de promover a cultura do cuidado da saúde do trabalhador e potencializar o pleno emprego. A partir de ações desenvolvidas pelas empresas, vai ser possível realizar a prevenção de doenças e proporcionar o cuidado integral da saúde dos funcionários”. As empresas participantes do projeto, recebem no momento de adesão, um certificado de participação. Ao todo, são 14 metas de acompanhamento da saúde do trabalhador, estabelecidas pela Fundação.

Dentre os objetivos elencados no projeto, estão: ampliar a adesão dos trabalhadores homens ao pré-natal, realizar ações de combate ao trabalho infantil, aumentar a cobertura de vacinas, ampliar o diagnóstico precoce do câncer de próstata/pênis /mama/colo/colón, aumentar em 20%, o cuidado aos pacientes com hipertensão e diabetes, ampliar a vigilância em saúde das infecções sexualmente transmissíveis, realizar o acompanhamento de gestantes, ampliar os grupos de tabagismo, realizar ações de prevenção ao trabalho infantil, promover atividades para jovens, além de testes de acuidade visual e ações educativas sobre nutrição, obesidade e atividade física. Após o cumprimento das 07 primeiras metas, a empresa vai receber da FUMSSAR, o Selo Prata do projeto. Ao atingir, os 14 objetivos de promoção da saúde do trabalhador, o estabelecimento conquista então, o Selo Ouro Municipal de “Saúde na Empresa”.