FUMSSAR disponibiliza Oficinas Terapêuticas nas Unidades Básicas de Saúde

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa realiza através das equipes das Unidades Básicas de Saúde, ações de cuidado integral para os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde. Dentre as ferramentas utilizadas, estão os grupos de convivência com atividades manuais, conhecidos como Oficinas Terapêuticas. Esse é um dos serviços oferecidos pela FUMSSAR, que auxiliam no cuidado em saúde mental.

As Oficinas Terapêuticas são disponibilizadas para as pacientes que passam por uma avaliação multiprofissional na UBS e recebem o encaminhamento para o grupo. O trabalho, em especial, é realizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde e também por outros profissionais da equipe, que além de ensinar técnicas, empoderam as outras mulheres no processo de produção, reforçando o valor do trabalho por elas realizado. Os encontros são quinzenais e durante as aulas, as participantes aprendem técnicas de artesanato, como: Patchwork, Pintura, Costura e Decoupage. A oficineira, Marli Terezinha Jung, Agente Comunitária na UBS Esperança, destaca que é visível a mudança positiva que acontece nas mulheres que participam da oficina, “Muitas vezes, ao chegar no encontro, elas estão com aparência introspectiva, reflexiva e até mesmo tristes, porém ao terminar os trabalhos manuais, a expressão corporal é outra. Elas saem empolgadas dizendo: ‘Nossa, como passou rápido nossa tarde hoje’, ou: ‘Hoje quando saí de casa achei que não ia conseguir fazer nada, não queria nem vir, mas consegui e ficou muito bonito’, isso é muito gratificante e nos deixa muito emocionadas”.

O grupo funciona também como um espaço para compartilhar experiências, um lugar de acolhimento e escuta. Os resultados são: melhora da autoestima, superação da depressão e da ansiedade e o desenvolvimento de mecanismos de apoio mútuo. A aposentada, Rosângela Ribeiro Maslowski, participante da Oficina Terapêutica, ressaltou o quanto as atividades manuais auxiliaram na sua qualidade de vida, “É um trabalho espetacular, realmente de acolhimento e aprendizado. Nós conversamos, fazemos amizades, compartilhamos nossos sentimentos e ainda desenvolvemos habilidades artísticas que nos possibilitam ter uma nova fonte de renda, através da comercialização do artesanato criado por nós. Cheguei aqui de uma maneira e hoje já estou muito bem, mil vezes melhor”. Outro fator muito importante é o apoio dos diferentes profissionais de saúde das UBS’s, aos grupos terapêuticos. O trabalho em conjunto, reforça o reconhecimento da atividade como espaço de cuidado integral da saúde.