Equipe do CER II realiza visitas técnicas nas UBS’s

Dentre as várias atividades promovidas pela equipe multiprofissional do Centro Especializado em Reabilitação – CER II, está a de realizar visitas técnicas nas Unidades Básicas de Saúde. Nas visitas, a equipe participa de reuniões com os profissionais que atuam nas UBS’s. Os encontros servem para realizar estudos e discussões de casos além de, articular condutas terapêuticas com os outros componentes da atenção básica. O objetivo é fortalecer o vínculo entre o serviço especializado (CER) e os demais pontos de atenção à saúde. A ação faz parte das diretrizes da Rede de Cuidados a Saúde da Pessoa com Deficiência, no âmbito do SUS.

As visitas seguem um itinerário. Ao chegar na UBS, os profissionais do CER II apresentam os fluxos dos Serviços de Reabilitação Intelectual e Auditivo e auxiliam nas discussões de caso, referentes a cada território. A Psicóloga Melissa Franke, destacou a importância das visitas para a comunidade, “A corresponsabilidade do cuidado é muito importante, porque o usuário mesmo estando em um serviço especializado, não deixa de pertencer ao seu território, ou seja, à sua Unidade Básica de Saúde de referência. É esta equipe que acompanha toda a vida deste paciente e que, desta forma, possui um vínculo maior com esta família e um maior conhecimento a respeito de sua cultura e contexto social.”

Quando se fala em reabilitação, é fundamental pensar em um conjunto de ações. A equipe multidisciplinar identifica as necessidades do paciente e a partir delas, traça um projeto terapêutico singular que possa proporcionar, o máximo de benefícios para esta pessoa. A Psicóloga Aline Kotz, ressaltou que só é possível atingir os objetivos, se realmente for construída uma ponte entre as equipes da rede de atenção, “Trabalhar com pessoas na saúde é desafiador para todos nós. Se pudermos contar uns com os outros, esse desafio se torna mais leve. Estamos muito felizes, pois já conseguimos ver o resultado desta construção. A aproximação entre as equipes e a tranquilidade na troca entre os profissionais, fortalece a certeza de que estamos todos fazendo o melhor para o paciente”. Os Centros Especializados em Reabilitação seguem as disposições legais que regulamentam o exercício de cada uma das profissões. Dentre os deveres, está o de atender às demandas identificadas no território e as metas quantitativas e qualitativas de atenção à saúde, definidas pelo gestor municipal ou estadual.