Equipe do CER II participa de curso sobre autismo

A Equipe do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual – CER II, de Santa Rosa, participou de uma qualificação. A equipe realizou o curso teórico Escala de Responsividade Social – SRS-2. Trata-se de uma escala de rastreio destinada a mensurar sintomas associados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como, para classificar em níveis leves, moderados ou severos. A avaliação é feita de forma global e específica, já que agrupa os sintomas em subcategorias. A SRS-2 tem como objetivo avaliar crianças a partir de dois anos e meio, adolescentes e adultos.

Uma das modalidades contempladas pelo CER II de Santa Rosa é a Reabilitação/Habilitação Intelectual e Transtorno do Espectro Autista. Nesta modalidade, são realizados os atendimentos interdisciplinares de pessoas com suspeita/diagnóstico de deficiência intelectual ou autismo. A reabilitação consiste desde a estimulação precoce do paciente, orientações à família; orientações à escola, visando, entre outras, o desenvolvimento de habilidades comunicacionais, de interação social, e de aprendizado. A coordenadora do CER e fonoaudióloga, Michelli Pes destacou a importância do curso para a equipe, “Este curso possibilitou ampliar nosso conhecimento e auxiliou a equipe do CER II no processo de diagnóstico de TEA. É uma ferramenta simples, fácil de ser utilizada, com parâmetros quantitativos e qualitativos”.

O CER II é um serviço oferecido pela Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa e funciona de segunda à sexta-feira das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.