UBS Planalto conta com equipe de Residência Multiprofissional

A Unidade Básica de Saúde Planalto é uma, das seis UBS’s de Santa Rosa, contemplada com equipe de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. A equipe de residentes é formada por profissionais de diversas áreas, como Serviço Social, Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Farmácia, Psicologia e Odontologia. Os profissionais têm na residência multiprofissional a oportunidade de adquirir no campo prático, a experiência em saúde pública. O objetivo dos atendimentos realizados pela equipe é proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes com foco na prevenção das doenças e promoção da saúde aos cidadãos.

Os residentes atendem no consultório, em visitas domiciliares e nas atividades em grupo. Por causa da pandemia, várias dessas atividades, principalmente as em grupos, foram interrompidas. Com o avanço na vacinação e a diminuição dos casos da COVID-19, foi possível retomar essas atividades. O grupo funcional foi um dos projetos retomados e tem como objetivo a prática de atividades físicas por meio do circuito funcional aberto para a comunidade. Além disso, está sendo desenvolvido um grupo de autocuidado para pacientes diabéticos, com abordagens desde o início da patologia, cuidados necessários e mudanças no estilo de vida. A cada encontro são explanados temas específicos, com conteúdo teórico e prático para que os participantes do grupo compreendam a importância de cuidar da saúde.

Outro serviço oferecido pela UBS Planalto, com o apoio da equipe de residência é o terceiro turno (período noturno). O atendimento é realizado todas as segundas-feiras, das 18h30 às 21h30. No terceiro turno são feitos atendimentos por agendamento, para pacientes com doenças crônicas e a coleta do exame citopatológico para mulheres. Para a residente Vanessa Nascimento dos Santos, 24 anos, profissional de Educação Física, a Residência Multiprofissional em Saúde da Família é um programa que proporciona aos profissionais residentes uma vivência de intensidade e amplitude em diversas áreas de atuação, “Para mim é uma experiência rica em conhecimentos e aprendizados. Com certeza irá agregar muito na minha carreira depois de formada. Vou sair do programa como especialista em Saúde da Família, com uma visão mais ampla e voltada para o bem-estar da comunidade”, destacou a residente.

A Coordenadora do colegiado de preceptores, Elisiane Bisognin destaca que o objetivo do programa é oferecer para os residentes, experiência prática para sua formação e para a população, um atendimento adequado e de qualidade, “A residência multiprofissional contribui de forma significativa no fortalecimento do SUS, pois agrega cuidado em abordagem multiprofissional no dia-a-dia das unidades de saúde e contribui na qualificação dos profissionais na saúde da família”. A Atenção Primária em Saúde tem como porta de entrada as Unidades Básicas de Saúde. É nesse espaço que as equipes de residentes atuam junto aos outros profissionais de saúde, criando estratégias que visam o bem-estar físico, mental e social.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família é um projeto firmado entre a UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e a FUMSSAR – Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa. Atualmente possui 18 profissionais de diversas áreas. Os residentes atuam também em ações interdisciplinares como o Programa de Saúde na Escola.