Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo

Hoje, dia 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde 2003, esta data é celebrada. A partir de 2015, passou a ser parte de uma campanha de prevenção Setembro Amarelo. A Prefeitura Municipal de Santa Rosa e a FUMSSAR são apoiadoras desta causa e desenvolvem ações para valorização da vida.

A conscientização através das mídias de prevenção é muito importante para garantir que as pessoas se sintam acolhidas e saibam onde buscar ajuda. A Diretora de Gestão de Atenção Primária em Saúde, Fabiana Breitenbach, destaca o quanto é importante falar sobre o tema, “Nosso objetivo é sensibilizar a população para esse grave problema que pode atingir qualquer um de nós, seja na nossa família, no nosso ambiente de trabalho e nos demais espaços de socialização que fizemos parte. Todos podemos participar dessa luta pela prevenção do suicídio”.

O tema do Setembro Amarelo deste ano é “Criando esperança por meio da ação”. Nesse mês dedicado a valorização da vida e de prevenção ao suicídio, a campanha alerta que agir de maneira correta, nas situações em que pessoas demonstrem interesse no autoextermínio, pode salvá-las. Em Santa Rosa, pacientes em crise são encaminhados através das Unidades Básicas de Saúde ao CAPS Novo Rumo, onde são atendidos por uma equipe multiprofissional que elabora um plano individual de tratamento para cada um.

*Mais informações sobre este tema: https://vitaalere.com.br/sobre-o-suicidio/prevencao/ ou solicitadas através do CAPS Novo Rumo: (55) 3513-5157 e/ou CAPS AD Movimento – (55) 3513-5158.