FUMSSAR oferece Práticas Integrativas e Complementares

Fisioterapeuta e paciente realizando a Prática do Pilates de Bola

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa oferece gratuitamente para a população o serviço de Práticas Integrativas e Complementares. Esse foi um projeto encaminhado pelo prefeito quando era presidente da FUMSSAR. As PICS são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados na medicina tradicional. O objetivo é prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Elas focam também na recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
Em 2018, a Gestão de Saúde de Santa Rosa começou a pensar em como trazer esta habilitação para o nosso município. O atual prefeito Anderson Mantei, na época, presidente da FUMSSAR, junto com Délcio Stefan que era diretor da rede complementar e a psicóloga Flávia Albuquerque elaboraram o plano para o Centro de Práticas Integrativas, “Buscamos esse projeto, pois entendemos o quanto precisamos cuidar de forma complementar a saúde da nossa comunidade. Já temos um trabalho muito avançado em Santa Rosa, mas sempre podemos melhorar mais”, destaca o prefeito.
O SUS oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares. Em Santa Rosa, o centro disponibiliza 11 e está em fase de implantação de mais 04 até o final deste ano. As PICS ofertadas são: Homeopatia, Quiropraxia, Reiki, Cromoterapia, Osteopatia, Auricoloterapia, Pilates de Bola, Drenagem Linfática para Gestantes, Bandagem Terapêutica, Dança Circular e Grupos de Alongamento e Reforço Muscular.
Para o presidente Délcio Stefan, o serviço é muito importante, “Este espaço mostra que a nossa preocupação vai muito além do tratamento tradicional das doenças, queremos oferecer para a população um local completo que estimule habilidades e o bem-estar dos nossos usuários”. Além de serem usadas na prevenção de algumas enfermidades, as PICS também podem servir como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.
Todas essas modalidades são coordenadas por uma equipe multiprofissional que conforme suas especialidades orientam as sessões. Participam: médica, fisioterapeutas, educadores físicos e psicóloga. A fisioterapeuta Sabrina Pereira Zazycki que aplica algumas das práticas, fala sobre o retorno positivo que tem recebido dos usuários, “Toda sessão alguém traz uma referência de melhora, procuramos ter grupos menores de 3 a 4 pessoas no máximo, pois assim, é possível dar um atendimento personalizado para cada um, com toda a atenção necessária, respeitando também o corpo de cada paciente e suas limitações”.
A porta de entrada para o Centro de Práticas Integrativas e Complementares é a Unidade Básica de Saúde. O usuário do SUS vai até a UBS, é atendido por um profissional de saúde que avalia se o paciente necessita de alguma destas práticas, “Quem está lá na ponta, na UBS, tem a sensibilidade de perceber que o paciente necessita de um tratamento integral, nossa intenção é promover uma nova cultura de cuidado, fortalecendo o vínculo terapeuta-paciente, o empoderamento do indivíduo e seu protagonismo no processo de cura”, explica a psicóloga Flávia Albuquerque.
Evidências científicas mostram os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. A merendeira Mari Janete Woiciechoski que atualmente pratica Pilates de Bola contou sua experiência com esta PIC, “É um serviço de ótima qualidade, eu cheguei aqui com dores 24 horas, hoje eu chego dizendo para a fisioterapeuta que eu não tenho dor, isso não tem preço que pague, pra mim foi de grande valia”.
As Práticas Integrativas são complementares e não descartam o atendimento médico, os exames e os medicamentos. O Centro das PICS atende uma média de 50 pacientes por mês e fica localizado junto ao CEREST e a Farmácia Municipal da FUMSSAR.
As Práticas Integrativas são complementares e não descartam o atendimento médico, os exames e os medicamentos. O Centro das PICS atende uma média de 50 pacientes por mês e fica localizado junto ao CEREST e a Farmácia Municipal da FUMSSAR.