Fundação desenvolve Programa Melhor em Casa

Parte da equipe do Programa Melhor em Casa (da esquerda para a direita): Diana Margarete Bonmann da Silva Cappellari – Técnica em Enfermagem, Gilnei da Silveira -Técnico em Enfermagem, Jorge Luiz de Oliveira – Técnico em Enfermagem e
Fernanda de Moura Mittelstadt – Fisioterapeuta.

A FUMSSAR oferece atendimento domiciliar através do Programa Melhor em Casa. Pacientes que possuem problemas de saúde e dificuldade de locomoção até uma Unidade Básica, recebem esse tratamento diferenciado. Desde 2014, muitos atendimentos foram realizados.
A indicação para o tratamento domiciliar pode ser do hospital, da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A prestação de assistência à saúde é de responsabilidade da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD). Participam desse programa: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. Quando necessário, a Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), composta por assistente social, fonoaudióloga, nutricionista, odontólogo, psicólogo, farmacêutico e terapeuta ocupacional também se envolvem no atendimento. Todo esse cuidado é compartilhado com a família e/ou cuidador responsável.
O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, comenta que o programa Melhor em Casa é completo, “Para muitos pacientes existe a necessidade do atendimento em casa, e o programa aqui em Santa Rosa, conta com uma equipe de excelentes profissionais que prestam um serviço de qualidade para estas pessoas”. Além do atendimento diferenciado, o objetivo é fazer com que o paciente fique menos tempo internado, reduzindo o risco de infecção hospitalar, além de promover um contato mais próximo com a família. Para a Dra. Eolá Mar Siqueira Dino, médica do Programa, “É muito gratificante trabalhar neste projeto, a gente chega dentro do âmbito familiar e percebe nos olhos do paciente a gratidão que eles sentem em ter um médico, uma equipe vindo até o lar deles para prestar atendimento”.
A partir de março do ano passado, com a pandemia, as equipes foram ampliadas. Com isso, o serviço passou a ser realizado também em casos pós-covid. Diariamente são realizados atendimentos para cerca de 60 pacientes. Além do atendimento, os profissionais orientam os familiares quanto ao tratamento aos usuários.