INFORMATIVO

INFLUENZA:

A Campanha Nacional de Vacinação da Influenza (Gripe) e da Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), continua sendo realizada até o dia 24 de junho. Além disso, a imunização contra a gripe foi ampliada. Podem se vacinar todas as pessoas a partir dos 06 meses de idade. A vacina contra o sarampo pode ser realizada para crianças com idades entre 06 meses e menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias) e para os profissionais de saúde com esquema incompleto, aqueles que ainda não possuem as duas doses da vacina Tríplice Viral. A aplicação das doses é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde. O atendimento acontece por ordem de chegada. Não há necessidade de cumprir intervalo. Dessa forma, as duas vacinas podem ser administradas no mesmo dia.


DENGUE:

No período epidemiológico registrado do início do ano, até esta sexta-feira (17), Santa Rosa teve 2.615 notificações do vírus, sendo 2.373 casos confirmados e 198 em investigação. Das confirmações, 2.365 casos são autóctones (casos que as pessoas contraíram o vírus em Santa Rosa) e 08 importados (contraídos fora do município). A FUMSSAR segue realizando ações de prevenção no combate à Dengue e orienta a população para que não deixe água parada e faça uso do repelente. Caso sejam observados sintomas da doença, o cidadão deve manter a hidratação e procurar a Unidade Básica de Saúde de referência. Se houver algum sintoma grave, a orientação é para procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).


COVID-19:

A imunização acontece na Central de Vacinas da FUMSSAR, com a aplicação de todas as doses: dose um (D1), dose dois (D2) e as doses de reforço (DR). Os cidadãos que forem se vacinar, precisam levar documento com foto, CPF, cartão SUS e a caderneta de vacinação. Os jovens, dos 05 aos 15 anos, precisam ir acompanhados dos pais ou responsável legal. A Central de Vacinas da FUMSSAR fica localizada na Rua Dr. Francisco Timm, 480 – centro, no subsolo (entrada pela lateral). O atendimento é por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h.