FUMSSAR implementa mais um plantão de inverno

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa implementou mais um plantão de inverno no município. O serviço que começou nesta segunda-feira (13), é específico para o atendimento de doenças e sintomas respiratórios (gripais). O plantão vai funcionar na Unidade Básica de Saúde Agrícola, das18h às 21h. O atendimento é de livre demanda, por ordem de chegada, com foco para os trabalhadores que não conseguem realizar o atendimento durante o dia. A equipe de saúde é composta por: médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

O novo serviço é um atendimento ambulatorial. O paciente com sintomas respiratórios, chega no Plantão de Inverno, é atendido, se necessário medicado e liberado com as orientações necessárias. Caso seja uma situação mais grave, vai ser realizado o encaminhamento para Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan destacou a importância do plantão de inverno, nesta época do ano, “Temos observado um aumento significativo da procura por consultas, por causa das síndromes respiratórias. Já implementamos um plantão no início do mês e agora vamos disponibilizar mais um para atender a população. O objetivo do serviço é facilitar e agilizar o atendimento de casos leves e moderados, evitando internações hospitalares”.

A FUMSSAR reforça para a população alguns cuidados para prevenir as doenças respiratórias: deixar os ambientes bem ventilados, lavar as mãos com frequência, manter uma boa alimentação e ingestão de líquidos e dormir bem. Também é indicado realizar a vacina da gripe (Influenza), que foi prorrogada até o dia 24/06, para todas as pessoas a partir dos 06 meses de idade. A Unidade Básica de Saúde Agrícola fica localizada na Rua Benvindo Giordani, 440, Vila Agrícola, Santa Rosa.